Buscar
  • egualiteraria

Edital de contos - Égua Literária 02 - Toca as marcantes, maninha!

"Ao pôr-do-sol, eu vou te dizer, hein?"


A bem da verdade, não existe hora nem lugar: se tem um povo que curte uma música, é o povo nortista! Não à toa ressoam fortes as Vozes por esse Brasil.


Desde cedo escutamos a cada esquina, num barzinho abafado, aquele tecnomelody contagiante, nos eventos das escolas paraenses, reina o carimbó repleto de saias rodadas e palmas ritmadas; as caixas de marabaixo são o coração do Amapá durante o ciclo dos santos; durante as peregrinações as canções ovacionam as figuras sagradas católicas; no Amazonas, tem a toada do Boi de Parintins; nas feirinhas uma miscelânea de gritaria oferecendo as melhores promoções e, de fundo, um brega marcante, que contagia um casal dançando coladinho na calçada... quem nunca, né?


Para a segunda edição da Égua Literária, nada como trazer à tona esses ritmos e canções que permeiam nossa vivência e nosso imaginário por meio de prosas escritas pelus escritories nortistas. O desafio será que a pessoa autora crie histórias inspiradas nas músicas marcantes de sua vida enquanto nortista, em uma prosa que dance com a ficção especulativa nos seus mais variados gêneros (fantasia, ficção científica, weird, terror, entre outros).


Queremos nos surpreender com as belas referências musicais de vocês!


E olha, tem tantos outros ritmos no Norte que é até difícil escolher: zouk, batuque, cacicó, banguê, gambá, calipso, entre muitos outros, e até o forró e swing, que vieram de outros cantos do país, mas tomaram um jeito todo especial aqui na Amazônia.


Então, não espera muito não: vem, maninhe, vem, pra roda vem!

 

O edital de submissão de contos para a Edição 01 já está disponível e aceitando submissões através deste formulário. Leia atentamente todas as informações do regulamento antes de nos enviar seu conto.


O modelo de arquivo já configurado para a submissão pode ser acessado aqui.

474 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo